domingo, 22 de abril de 2007

Inclusão Digital beneficia funcionários, professores e a comunidade

95 professores da rede municipal de ensino participam até o dia 11 de maio do curso de informática na educação. A capacitação faz parte do programa de Inclusão Digital, criado em 2006 pela Prefeitura de Boa Vista como recurso pedagógico para melhorar a qualidade de ensino em 20 escolas municipais de ensino fundamental.Durante o curso, que tem 80 horas/aula, os professores aprendem a utilizar ferramentas e softwares educativos para atrair o aluno e complementar o conteúdo aplicado em sala de aula. Atualmente, 12 escolas já estão com os laboratórios montados e conectados à internet. Outras oito escolas estão com a implantação em fase de conclusão. Ainda este mês, outros 200 professores concluirão a capacitação.
“Boa Vista foi destaque durante um encontro de software livre realizado este mês em Porto Alegre. Somos a única instituição pública da região Norte que utiliza o software livre para a alfabetização de alunos”, afirmou a coordenadora do Programa Municipal de Informática na Educação, Maristela Araújo Costa.
A Prefeitura também está capacitando 36 funcionários da Secretaria Municipal de Educação. O curso de Informática Básica tem 30 horas/aula e é realizado de segunda à sexta, das 11h às 13h30 e das 16h às 18h. “Além de atualizar os funcionários sobre software livre, estamos oferecendo noções para servidores que nunca tiveram acesso á informática”, explicou Maristela. As aulas terminam dia 30 de abril.
Escola Aberta – A comunidade também é beneficiada por meio do Programa Escola Aberta. Nas escolas Martinha Thury e Nova Canaã as aulas já começaram e estão beneficiando 40 moradores do bairro que nunca tiveram contato com o computador. O curso acontece todos os sábados e contam com 30 horas/aula.
Em 2006, a Prefeitura capacitou 1.294 pessoas com aulas gratuitas de informática. Com a Escola Aberta e Escola Comunitária foram beneficiadas 697 pessoas da comunidade. 435 alunos, 120 professores e 42 secretários de escolas também foram capacitados.
Nenna Tyeko - PMBV / ASCS

Nenhum comentário: